sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

AH! A NEVE! Crônica por Edna Costa.

O inverno chegou e com ele, além do frio congelante, a neve, por quem sou completamente fascinada. Sou capaz de ficar na janela da minha cozinha olhando esse espetáculo por longo tempo.

Os flócos branquinhos caindo em profusão formam um bale, hora alucinante rodopiando ao sabor do vento, hora suave como pedacinhos de algodão soltos ao vento. As árvores, antes carregadinhas de frutos e folhas, agora estão brancas e com os galhos curvados pelo peso da neve.

O cenário lembra cartões de natal ou postais, tal a beleza da brancura que contransta com as outras cores. O telhado de uma casa com um fio de fumaça saindo pela chaminé me chama a atenção. Fico imaginando se esta fumaça seria de uma lareira acesa numa sala aconchegante ou de um fogão onde estariam sendo feitos deliciosos quitutes.

Sinto falta dos passarinhos e do preguiçoso gato amarelo. Em compensação meu quintal recebe a visita de esquilos esfomeados e de gralhas barulhentas piando repetidamente: crau…crau…crau. Perco-me na comparação entre os pássaros de verão e os do inverno. Os de verão são mais refinados na sua algazarra e os do inverno lembram um bando de arruaceiros voltando de uma alegre noitada.

Como sempre este sera um longo inverno. Muitos dirão que odeiam esse tempo e enumerarão os transtornos que nos trazem. Eu sairei muito bem agasalhada para o trabalho, passeio ou compras e procurarei aproveitar, ao invés de reclamar.

Me divertirei enquanto caminho na branca fofura tentando “pisar” nas passadas de outra pessoa ou criando novas trilhas, fazendo guerra de bolas de neve com meus filhos (não importa sua idade, tente para ver que delícia!) ou simplesmente levantando meu rosto para o céu para receber a frieza e maciez dessa maravilha da natureza.

2 comentários:

Betechef disse...

Todas as estações tem seu encanto e seu porque de existir.Devemos sempre agradecer e tiar proveito de todas.
Vim te convidar pra participar de uma bricadeira. Passe lá no blog.
Bjs!

Jandira Suarez da Motta disse...

Ai, Edna!
Eu tb sou encantada com a neve! De tanto ver filmes americanos, especialmente na época do Natal eu namoro as lareiras enfeitadas, as casas cheias de luzes, as árvores de natal, então! Eu sou apaixonada!!
A elegância das pessoas naqueles manteuax, o gorro,as botas, a echarpe... Lindo demais! Mesmo com tantos transtornos,deve ser muito poético...