quinta-feira, 22 de novembro de 2007

" UM DIA DE FÚRIA INFANTIL" Crônica por Edna Costa.

Quem já não ouviu falar que a música acalma até as feras? Tempos atrás li um artigo muito interessante onde cientistas demonstravam pesquisas feitas com animais selvagens que, escutando música clássica, passavam da fúria para completo "estado alfa". Achei fantástico!

Dias atrás tive uma demonstração contrária à pesquisa. Eu sou babá do Samuel (2 anos) e uma vez por semana eu o levo à uma aulinha de música onde todos tem a mesma faixa etária. As crianças cantam, dançam, brincam, rolam pelo chão e experimentam "tocar"alguns instrumentos como pandeiro, tambor e outros do mesmo tipo ou seja, todos muito barulhentos.

A professora (americana) é muito amável. Ela é bem magra, deve ter uns 45 anos, tem longos cabelos ruivos encaracolados e grandes olhos verdes. Normalmente ela é meiga e paciente mas, acho que essa semana ela estava com problemas e resolveu botar prá fora suas neuras.

Colocou para tocar um cd num volume alto demais e com uma música que lembrava o som de tambores de canibais em uma floresta longígua. Assim que começou a música, ela (a professora) deu um grito, um rodopio e de um salto caiu no centro da sala no meio das assustadas crianças. Aí começou uma espécie de dança selvagem na qual agitava braços e pernas frenéticamente. A cabeça girava loucamente fazendo com que suas madeixas voassem de um lado para outro parecendo hélices de um helicóptero descontrolado prestes a cair. Seu rosto estava vermelho e seus olhos pareciam duas esmeraldas faiscando no fundo de uma caverna escura de onde saia sua vóz num som gutural.

Repentinamente as crianças formaram uma roda em volta dela e foram sendo empurradas como uma onda sem controle para o centro numa algazarra e gritaria infernal. Rodopiavam e urravam enlouquecidas como se estivessem pisando em brasas vivas. Um menino pegou duas baquetas (que servem para tocar tambor) e avançou sobre uma menina loura e, não fosse eu mais rápida, talvez ela fosse a primeira vítima da insana aula.

Nós, mães, avós e babás, óra batíamos palmas, óra ficávamos em completo estado de transe com tais cenas ou simplesmente nos olhávamos sem compreender bem o que sucedia. Finalmente a música terminou. As crianças suadas esparramadas pelo chão demonstravam estar exauridas de suas forças. Algumas ensaiaram um começo de choro mas a professora foi mais rápida e pegando seu instrumento musical (tipo um violão pequeno mas com um suave som de harpa) dedilhou uma melodia harmoniosa que acalmou os pequenos. Conclusão: A tese é verdadeira! Música selvagem excita e música suave acalma.

Fiquei feliz por ter terminado a aula. Peguei o Samuel, nossas coisas e fui saindo perplexa, aliás, como todos que lá estavam. Será que esse estado eufórico da querida mestra aconteceu de alegria por ter sido o último dia da aulinha (as aulas recomeçam logo após o verão) dos anjinhos? Hummmmm, será???

2 comentários:

Louca por Doces disse...

A minha filhota vai a caminho dos 7 meses e eu tambem gostava de ir a um aula dessas com ela.

Edna Costa disse...

Amiga, a aula é muito boa pois desperta nas crianças, desde pequenas, o gosto pela música. Beijos.