segunda-feira, 21 de março de 2011

Qual a origem da expressão: mãe coruja?



O tempo passa e a expressão "mãe coruja" não sai da moda. Vamos saber o porque desse dito? Ah sim, há também pai coruja, avó coruja, avô coruja, tio coruja, mas mãe coruja é mais famoso. Por que geralmente é essa pessoa que está sempre do nosso lado e que não enxerga os nossos defeitos.

Mas de onde nasceu essa expressão mãe coruja? Ela nasceu da fábula “A coruja e a águia”, que foi divulgada por Monteiro Lobato :

“Era uma vez duas aves que brigavam demais, a águia e a coruja. Depois de muitas brigas, decidiram fazer as pazes. A coruja propôs para a águia que uma não comesse o filho da outra e a águia concordou. A águia pediu que a coruja descrevesse seus filhotinhos para que ela não os devorasse. Então a coruja, demais orgulhosa e feliz, estufou o peito e disse que suas corujinhas eram as criaturas mais lindas e preciosas da floresta, que tinham penas maravilhosas, olhar marcante e uma esperteza fora do normal.

Passou um tempo, a águia estava em seu voo caçando algo para se alimentar e avistou um ninho com alguns monstrinhos e que nem tinha força para abrir os olhos. Ela pensou: “ - É claro que passa longe daquela descrição feita pela coruja, então irei devorá-los.”

Ao regressar à toca, a coruja estava aos prantos e foi até a comadre águia falar sobre o fato ocorrido. Espantada, a águia disse: “Misericórdia, aqueles bichinhos horrorosos eram os seus filhotes? Mas, não pareciam em nada com o que você havia me dito!”

7 comentários:

neusamcontrera disse...

querida EDNAli algumas coisas do seu blog estou com sono mas não consigo parar de ler,estou extasiada com sua aparição de repente na minha vida,li que sua mãe querida (dna zizi) se foi 08 de out.2009 né,queria mesmo saber qdo foi,tenho ela no coração,e sua historia da ida para eua,me deixou comovida, vç é muito corajosalegal amiga guerreira,fique com DEUS e até mais durma bem e sonhe com a BEUSA BJS

Unknown disse...

Que legal, adorei. Parabéns pelo blog.

Diego

Edna Costa disse...

Obrigada pela visita Diego e volte sempre. Um abraço.

Edna Costa disse...

Neusa amiga do coração, obrigada pela visita e pelas palavras. Bjs com amor.

Anônimo disse...

isso nao eh uma coruja!!!

Edna Costa disse...

Não é uma coruja, não...é uma águia, que também faz parte da fábula. Obrigada pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Published fantastic creating! I seriously cherished reading through doing it, tonsil stone that you are a very good journalist.I am going to don't forget to bookmark your items your blog site Satellite direct review and will eventually often keep coming back in the future. I'd like to stimulate one carry on your current wonderful content, have a very good good trip penis advantage review saturday and sunday!