sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Amizade - crônica por Edna Costa - 12/fev/2010

Esta semana estivemos conversando sobre como é gostoso receber os amigos aqui em casa. Gostamos de comemorar natal, fim-de-ano, aniversários, thanksgiving, etc, mas na maioria das vezes nossas comemorações são só pelo prazer de receber e ter a casa cheia.

Lembrei aos meus filhos que antigamente não era preciso marcar com antecendência para ir a casa de algum amigo. As pessoas encontravam-se na rua, trocavam uma pitada de conversa e no final um deles dizia; porque voces nao vão jantar lá em casa hoje?

E não tinha mulher brigando com marido porque não avisou antes e nem muita frescura na comida, pois era só “botar mais água no feijão” e tudo se arrumava. Quando a família chegava era recebida com alegria genuína e a deliciosa noite sempre terminava com a sensação de que tinha sido curta demais.

Hoje precisamos agendar os encontros. Melhor se for no cinema ou teatro e depois a um restaurante, pois em casa vai fazer muita sujeira e dar muito trabalho antes e depois. Como a maioria trabalha fora, ninguém quer saber de bagunça em seu “lar, doce (e as vezes frio) lar”. Acabou-se aquela história de você estar, ocasionalmente, passando perto da casa de um amigo, resolver tocar a campainha e fazer uma surpresa. Se isso acontecer a amizade poderá ficar abalada, pois provavelmente ele se sentirá ofendido com esse seu gesto espontâneo de carinho.

Nesse país não é diferente, pois os americanos são informais e práticos demais. Gostam de tudo agendado e no dia, chegam em sua casa no horário marcado trazendo sempre um mimo (flores, bombons, etc), agem educadamente durante o evento e vão embora na hora que acham razoável para a família (ou seja, cedo).

Aqui em casa é diferente. Nossos barulhentos convidados chegam cada um numa hora e a maioria atrasados, trazem um vinho ou uma sobremesa e já entram perguntando o que terá de comida. Durante o encontro falam muito, e alto, contam piadas, comem e bebem com vontade e, via de regra, vão embora muito tarde.

Mas, elogiam demais a comida, agradecem efusivamente o convite e a recepção, enchem nossa casa de risos e alegria, nos abraçam forte e calorosamente por qualquer motivo e nos fazem sentir o que é amizade de verdade! Por isso, achamos que se um dia formos embora daqui vamos deixar e sentir muitas saudades.

4 comentários:

Cybele Belschansky disse...

Ufa! Que a Edna voltou!!Que bom!!
Bjs,
Cy

Anônimo disse...

Edena quanta verdade em tudo isso que vc falou, mas tenho que admitir que me tornei numa dessas chatas que fica doida quando aparece alguem de surpresa...Como trabalho e sou mãe de dois rapazes super bagunções fico morrendo de vergonha quando chega alguem em casa em especial no meio da semana. kkkkBeijão e bom regresso Dalila

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Edna, a admiração que sempre tive com tudo que escreve...isto desde o tempo de Cybercook....
me levou a indica-la em meu Blog.
Lá poderei lê-la sempre ahushusha!!
Muito gostoso a leitura sobre família e amigos...beijos.

Edna Costa disse...

Minha queridas amigas, passem sempre que puderem por esse cantinho, que nao esta sendo atualizado como deve, mas fica feliz em recebe-las. Beijao pra todas e fiquem bem.