sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Oi amigos

Hoje recebi um e-mail da minha querida amiga Angela Tereza e como ando precisando atualizar meu blog e voltar à ativa lembrei de alguns temas que andam pululando nos meus pensamentos e resolvi recomeçar a escrever. Espero que gostem. Bjs

Amizade - crônica por Edna Costa - 12/fev/2010

Esta semana estivemos conversando sobre como é gostoso receber os amigos aqui em casa. Gostamos de comemorar natal, fim-de-ano, aniversários, thanksgiving, etc, mas na maioria das vezes nossas comemorações são só pelo prazer de receber e ter a casa cheia.

Lembrei aos meus filhos que antigamente não era preciso marcar com antecendência para ir a casa de algum amigo. As pessoas encontravam-se na rua, trocavam uma pitada de conversa e no final um deles dizia; porque voces nao vão jantar lá em casa hoje?

E não tinha mulher brigando com marido porque não avisou antes e nem muita frescura na comida, pois era só “botar mais água no feijão” e tudo se arrumava. Quando a família chegava era recebida com alegria genuína e a deliciosa noite sempre terminava com a sensação de que tinha sido curta demais.

Hoje precisamos agendar os encontros. Melhor se for no cinema ou teatro e depois a um restaurante, pois em casa vai fazer muita sujeira e dar muito trabalho antes e depois. Como a maioria trabalha fora, ninguém quer saber de bagunça em seu “lar, doce (e as vezes frio) lar”. Acabou-se aquela história de você estar, ocasionalmente, passando perto da casa de um amigo, resolver tocar a campainha e fazer uma surpresa. Se isso acontecer a amizade poderá ficar abalada, pois provavelmente ele se sentirá ofendido com esse seu gesto espontâneo de carinho.

Nesse país não é diferente, pois os americanos são informais e práticos demais. Gostam de tudo agendado e no dia, chegam em sua casa no horário marcado trazendo sempre um mimo (flores, bombons, etc), agem educadamente durante o evento e vão embora na hora que acham razoável para a família (ou seja, cedo).

Aqui em casa é diferente. Nossos barulhentos convidados chegam cada um numa hora e a maioria atrasados, trazem um vinho ou uma sobremesa e já entram perguntando o que terá de comida. Durante o encontro falam muito, e alto, contam piadas, comem e bebem com vontade e, via de regra, vão embora muito tarde.

Mas, elogiam demais a comida, agradecem efusivamente o convite e a recepção, enchem nossa casa de risos e alegria, nos abraçam forte e calorosamente por qualquer motivo e nos fazem sentir o que é amizade de verdade! Por isso, achamos que se um dia formos embora daqui vamos deixar e sentir muitas saudades.