quinta-feira, 23 de outubro de 2008

E ainda tem gente que reclama! Crônica por Edna Costa. 02.02.2005.

Hoje vou falar dos mendigos que vivem nas estações de trens e outros lugares públicos. Eles estão lá todos os dias e noites. Na primavera, verão, outono e inverno, que aliás, para eles deve ser a pior época do ano. Sempre nos mesmos lugares durante 24 horas. Conversa jogada fora e olhares perdidos no nada perambulam para lá e para cá como uma procissão macabra.

Sem casa, sem família, sem amor e sem futuro, vivem a mesmice dos dias vazios e iguais. Seguem uma rotina de horror. Sem cama, dormem no chão duro e frio ou nos bancos das praças públicas; sem mesa e cadeiras sentam-se nas beiradas das divisões de vidro das plataformas do metrô ou nos degraus de cimento das igrejas e comem com as mãos o que conseguem da caridade dos que passam.

Driblam os seguranças para poder usar os banheiros públicos - que normalmente são bem limpos - e quando pegos, são escorraçados como cães. Cheiram mal e apesar de normalmente não molestarem ninguém fisicamente, incomodam com seus palavrões, suas presenças sujas e maltrapilhas, nos causando medo e insegurança.

Ainda terão esperancas para o futuro? Será que vivem de lembranças do passado? Ou vegetam somente no presente, sentindo-se como presos no corredor da morte, a espera do desenlace final? Não podemos julgá-los por não sabermos a razão pela qual transformaram-se em fantoches do destino. Atrevo-me a arriscar um palpite de que a primeira coisa que perderam na vida foi a fé em Deus.

Mas eles nos fazem pensar. Pensar em como somos felizes em sermos perfeitos, termos uma casa, emprego, saúde, uma família com quem podemos sentar a mesa para uma refeição decente, e amigos sinceros com quem podemos dividir nossos sonhos. E tem gente que ao invés de agradecer pelo que tem de bom, ainda reclama da vida!

5 comentários:

Márcia Regina disse...

Sempre que me deparo com mendigos eu fico meio deprimida. Me dói ver seres humanos jogados na barbárie. Sempre existiu e sempre vai existir. Karma? Desumanidade? Ou será que eles estão ali só para nos mostrar o quanto somos mesquinhos e egoístas? O quanto nos apegamos a coisas supérfluas? Não sei...só sei que me dói...

Edna Costa disse...

Amiga, eu tambem fico muito triste e pensando o porque disso. Mas, tem coisas que, acho, nós nunca vamos entender. Beijão e fique com Deus.

Márcia Regina disse...

Edna..vai lá no plantar...tem um presentinho para você...são selos de bem querença ....beijocas

Márcia Regina disse...

Edna...estou com saudades...KD TÚ MULHER!!!!....Mil beijocas....

Edna Costa disse...

Tô aqui amiga. Sempre na correria, mas nunca demais pra dar um alô pros meus amigos. Vou colocar uma crônica hoj, você le e depois me diz se gosotu, tá? Beijão minha querida.